Clube criado com base nos elementos que compunham a Secção de Orientação do Clube GalpEnergia-Núcleo Sul, tendo como objectivo. dar continuidade às actividades que vinham a desenvolver desde Agosto de 2000, no âmbito da prática da Orientação como desporto vivido de uma forma harmoniosa com a Natureza e em particular com a Floresta. Na época de 2012, os elementos da Secção de Orientação do Clube EDP, federado 69 na FPO desde 1998, igualmente com relevante experiência competitiva e de organização de provas, resolveram integrar o COALA, como forma de unir esforços e contribuir para a divulgação da modalidade na região.

Objectivos do COALA :

O objectivo primeiro do COALA, consiste em dar continuidade ao trabalho na divulgação e desenvolvimento da modalidade no Litoral Alentejano, e em particular no Concelho de Santiago do Cacém.

Para tal, pretendemos estabelecer a cooperação com o Desporto Escolar, o INATEL, Desporto Universitário, Desporto para Deficientes e o Turismo, por forma a garantir um crescimento harmonioso no seio desses diferentes sectores.
Assim, pretendemos desenvolver esforços no sentido de criar mapas no Concelho de Santiago do Cacém e nos Concelhos limítrofes, organizar encontros e formar jovens e adultos, promovendo a generalização da prática da modalidade. Pretendemos ainda estabelecer ligações com Autarquias, Escolas, Empresas e restante comunidade local.
Também a protecção e preservação da floresta, local por excelência para a prática da Orientação, está nos objectivos do COALA, assim como a formação de atletas de Orientação, não se restringindo aos conhecimentos tácticos e técnicos, mas igualmente abrangendo uma sensibilização para a defesa da Natureza. Da floresta apenas pretendemos trazer histórias para contar, e deixá-la mais limpa ou no mínimo conforme a encontrámos, antes de lá realizarmos as nossas actividades.